1º
2º
3º
4º
|
Geografias do CotidianoEixo Temático I
Geografias do CotidianoEixo Temático I
Geografias do CotidianoEixo Temático I A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço-
CulturaisEixo Temático II
Meio Ambiente e Cidadania PlanetáriaEixo Temático IV
|
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer
Tema 1 : Cotidiano deConvivência,Trabalho e Lazer
Tema 2 : PatrimônioAmbientais doTerritório Brasileiro
Tema 4 : Ambiente, Tecnologia eSustentabilidade
|
1. Território e territorialidade 2. Paisagens do cotidiano 3. Cidadania e direitos sociais 4. Lazer
5. Segregação espacial 6. Redes e circulação I-Região e regionalização
II. Espaços de convivência, de trabalho, de lazer: cidade e
urbanidade III. Patrimônio e ambiente IVEspacialidade 7. Turismo 8. Cultura e natureza 10. Cultura e natureza
19. Agenda 21 20. Padrão de produção e consumo
|
1.1.Reconhecer em imagens/fotos de tempos diferentes as mudanças
ocorridas na produção do espaço urbano e rural, sabendo explicar a sua
temporalidade. 2.1..Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas
oportunidades de trabalho e lazer
valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes . 3.2.Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos
direitos sociais no Brasil e no mundo. 4.1.Explicar o lazer na sociedade atual tendo como referência a
mundialização de fenômenos econômicos,
tecnológicos e culturais. 4.2.Identificar no cotidiano urbano os elementos que representam
a espacialidade e territorialidade do
lazer.
5.1.Identificar as questões que envolvem a segregação espacial
em imagens, textos e na observação da vida cotidiana. 5.2.Explicar os tipos de relações sociais existentes no
território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e
exclusão das populações marginalizadas. 6.2.Interpretar gráficos e tabelas que expressem o movimento e a circulação das pessoas,
produtos e idéias no cotidiano urbano. - Ler mapas temáticos sabendo extrair deles elementos de comparação e análise dos aspectos evidenciados no tema estudado. - Compreender a relação entre as características econômicas das
sociedades e a produção do espaço. - Comparar o Índice de Desenvolvimento Humano (IHD) local e/ ou
regional com a capacidade de uso e apropriação do espaço. - Interpretar gráficos, fotos e tabelas que expressem fenômenos
urbanos da urbanidade e do entretenimento - Identificar, conhecer e avaliar os laços de identidade da
cidade com o cidadão, as manifestações populares e o trabalho, assim como a
falta de trabalho e a repressão às manifestações, em textos e fotos - Comparar as marcas da mudança na produção do espaço urbano
através da análise de fotos de ruas, avenidas, praças que revelam a
urbanidade. - Identificar no espaço urbano as construções patrimoniais,
explicando seu valor cultural associado à preservação.
-Analisar os impactos ambientais produzidos pela relação
sociedade e natureza nos cotidianos urbanos. - Analisar os impactos advindos das transformações no uso do
patrimônio, propondo soluções para os problemas ambientais urbanos. - Comparar fotos de ruas, avenidas e praças, identificando as
permanências e mudanças expressas na espacialidade. - Identificar os arranjos espaciais que se manifestam em
cotidianos urbanos sabendo categorizá-los e interpretá-los. 7.1. Explicar a relevância de uma cultura de turismo e de lazer
para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares e regiões
turísticas. 8.1.Identificar e analisar a ação modeladora da cultura sobre a
natureza do planeta; 10.1.Identificar os elementos da natureza em seus aspectos
geológicos, geomorfológicos e hidrológicos e as transformações culturais
regionais.
19.1. Conhecer na Agenda XXI, a importância de suas diretrizes,
na construção de sociedades sustentáveis. 19.2. Analisar as políticas públicas que compõem o Programa
Nacional da Biodiversidade. 20.1.Identificar os padrões de produção e consumo em diversas
dimensões escalares avaliando-os sob a ótica da sustentabilidade
|
82
83 84
16
18
16
18
19
20
21
59
16
18
19
20
21
13
59
54
55
56
57
58
|