sexta-feira, 27 de abril de 2012


BI

Eixo Temático

TEMAS

TÓPICOS /HABILIDADES

DETALHAMENTO DAS HABILIDADES

des































 

Geografias do CotidianoEixo Temático I




 Geografias do CotidianoEixo Temático I





Geografias do CotidianoEixo Temático I
  A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- CulturaisEixo Temático II

Meio Ambiente e Cidadania PlanetáriaEixo Temático IV

Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer


Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer


Tema 1 : Cotidiano deConvivência,Trabalho e Lazer


Tema 2 : PatrimônioAmbientais doTerritório Brasileiro

Tema 4 : Ambiente, Tecnologia eSustentabilidade

1. Território e
territorialidade
2. Paisagens do cotidiano
3. Cidadania e direitos sociais
4. Lazer

5. Segregação espacial
6. Redes e circulação
I-Região e regionalização

II. Espaços de convivência, de trabalho, de lazer: cidade e urbanidade
III. Patrimônio e ambiente
IVEspacialidade
7. Turismo
8. Cultura e natureza
10. Cultura e natureza

19. Agenda 21
20. Padrão de produção e consumo

1.1.Reconhecer em imagens/fotos de tempos diferentes as mudanças ocorridas na produção do espaço urbano e rural, sabendo explicar a sua temporalidade.
2.1..Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades de trabalho e lazer  valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes .
3.2.Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo.
4.1.Explicar o lazer na sociedade atual tendo como referência a mundialização de fenômenos  econômicos, tecnológicos e culturais.
4.2.Identificar no cotidiano urbano os elementos que representam a espacialidade e  territorialidade do lazer.

5.1.Identificar as questões que envolvem a segregação espacial em imagens, textos e na observação da vida cotidiana.
5.2.Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas.
6.2.Interpretar gráficos e tabelas que expressem  o movimento e a circulação das pessoas, produtos e idéias no cotidiano urbano.
- Ler mapas temáticos sabendo extrair deles  elementos de comparação e análise dos  aspectos evidenciados no tema estudado.
- Compreender a relação entre as características econômicas das sociedades e a produção do espaço.
- Comparar o Índice de Desenvolvimento Humano (IHD) local e/ ou regional com a capacidade de uso e apropriação do espaço.
- Interpretar gráficos, fotos e tabelas que expressem fenômenos urbanos da urbanidade e do entretenimento
- Identificar, conhecer e avaliar os laços de identidade da cidade com o cidadão, as manifestações populares e o trabalho, assim como a falta de trabalho e a repressão às manifestações, em textos e fotos
- Comparar as marcas da mudança na produção do espaço urbano através da análise de fotos de ruas, avenidas, praças que revelam a urbanidade.
- Identificar no espaço urbano as construções patrimoniais, explicando seu valor cultural associado à preservação.

-Analisar os impactos ambientais produzidos pela relação sociedade e natureza nos cotidianos urbanos.
- Analisar os impactos advindos das transformações no uso do patrimônio, propondo soluções para os problemas ambientais urbanos.
- Comparar fotos de ruas, avenidas e praças, identificando as permanências e mudanças expressas na espacialidade.
- Identificar os arranjos espaciais que se manifestam em cotidianos urbanos sabendo categorizá-los e interpretá-los.
7.1. Explicar a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares e regiões turísticas.
8.1.Identificar e analisar a ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta;
10.1.Identificar os elementos da natureza em seus aspectos geológicos, geomorfológicos e hidrológicos e as transformações culturais regionais.

19.1. Conhecer na Agenda XXI, a importância de suas diretrizes, na construção de sociedades sustentáveis.
19.2. Analisar as políticas públicas que compõem o Programa Nacional da Biodiversidade.
20.1.Identificar os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares avaliando-os sob a ótica da susten
tabilidade

82
83 84 
16
18 



16
18 
19 
20 
21



59
16 
18 
19
20
21



13 
59
54 
55 
56 
57
58