sexta-feira, 27 de abril de 2012


BI

Eixo Temático

TEMAS

TÓPICOS /HABILIDADES

DETALHAMENTO DAS HABILIDADES

des































 

Geografias do CotidianoEixo Temático I




 Geografias do CotidianoEixo Temático I





Geografias do CotidianoEixo Temático I
  A Sociodiversidade das Paisagens e suas Manifestações Espaço- CulturaisEixo Temático II

Meio Ambiente e Cidadania PlanetáriaEixo Temático IV

Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer


Tema 1 : Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer


Tema 1 : Cotidiano deConvivência,Trabalho e Lazer


Tema 2 : PatrimônioAmbientais doTerritório Brasileiro

Tema 4 : Ambiente, Tecnologia eSustentabilidade

1. Território e
territorialidade
2. Paisagens do cotidiano
3. Cidadania e direitos sociais
4. Lazer

5. Segregação espacial
6. Redes e circulação
I-Região e regionalização

II. Espaços de convivência, de trabalho, de lazer: cidade e urbanidade
III. Patrimônio e ambiente
IVEspacialidade
7. Turismo
8. Cultura e natureza
10. Cultura e natureza

19. Agenda 21
20. Padrão de produção e consumo

1.1.Reconhecer em imagens/fotos de tempos diferentes as mudanças ocorridas na produção do espaço urbano e rural, sabendo explicar a sua temporalidade.
2.1..Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades de trabalho e lazer  valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes .
3.2.Ler e interpretar em mapas, dados e tabelas os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo.
4.1.Explicar o lazer na sociedade atual tendo como referência a mundialização de fenômenos  econômicos, tecnológicos e culturais.
4.2.Identificar no cotidiano urbano os elementos que representam a espacialidade e  territorialidade do lazer.

5.1.Identificar as questões que envolvem a segregação espacial em imagens, textos e na observação da vida cotidiana.
5.2.Explicar os tipos de relações sociais existentes no território relacionando-os com os lugares, suas estratégias de segregação e exclusão das populações marginalizadas.
6.2.Interpretar gráficos e tabelas que expressem  o movimento e a circulação das pessoas, produtos e idéias no cotidiano urbano.
- Ler mapas temáticos sabendo extrair deles  elementos de comparação e análise dos  aspectos evidenciados no tema estudado.
- Compreender a relação entre as características econômicas das sociedades e a produção do espaço.
- Comparar o Índice de Desenvolvimento Humano (IHD) local e/ ou regional com a capacidade de uso e apropriação do espaço.
- Interpretar gráficos, fotos e tabelas que expressem fenômenos urbanos da urbanidade e do entretenimento
- Identificar, conhecer e avaliar os laços de identidade da cidade com o cidadão, as manifestações populares e o trabalho, assim como a falta de trabalho e a repressão às manifestações, em textos e fotos
- Comparar as marcas da mudança na produção do espaço urbano através da análise de fotos de ruas, avenidas, praças que revelam a urbanidade.
- Identificar no espaço urbano as construções patrimoniais, explicando seu valor cultural associado à preservação.

-Analisar os impactos ambientais produzidos pela relação sociedade e natureza nos cotidianos urbanos.
- Analisar os impactos advindos das transformações no uso do patrimônio, propondo soluções para os problemas ambientais urbanos.
- Comparar fotos de ruas, avenidas e praças, identificando as permanências e mudanças expressas na espacialidade.
- Identificar os arranjos espaciais que se manifestam em cotidianos urbanos sabendo categorizá-los e interpretá-los.
7.1. Explicar a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares e regiões turísticas.
8.1.Identificar e analisar a ação modeladora da cultura sobre a natureza do planeta;
10.1.Identificar os elementos da natureza em seus aspectos geológicos, geomorfológicos e hidrológicos e as transformações culturais regionais.

19.1. Conhecer na Agenda XXI, a importância de suas diretrizes, na construção de sociedades sustentáveis.
19.2. Analisar as políticas públicas que compõem o Programa Nacional da Biodiversidade.
20.1.Identificar os padrões de produção e consumo em diversas dimensões escalares avaliando-os sob a ótica da susten
tabilidade

82
83 84 
16
18 



16
18 
19 
20 
21



59
16 
18 
19
20
21



13 
59
54 
55 
56 
57
58 
PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA ESTABELECIMENTO = ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR DAVID PROCÓPIO CONTEÚDO = GEOGRAFIA SÉRIES = 6° ANO TURMAS = A , B, C ,D e E, PROFESSORA = MARISA LOPES CAFIERO ANO = 2012- ERVÁLIA
PLANOS DE CURSO
6] AO 9º ANOS
PARA PROFESSORES DE GEOGRAFIA