domingo, 6 de maio de 2012

1-Globalização-.É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes.
2-A globalização de novas tecnologias e métodos gerenciais deveriam promover o aumento da produtividade, do bem-estar dos indivíduos e a redução das disparidades entre as nações. No entanto, o processo de tecnificação do espaço só beneficiou os países ricos, suas multinacionais e o capital financeiro. Nos países pobres permanece a luta contra o desemprego, a busca da qualificação da mão-de-obra e de solução para o trabalho informal em expansão. No espaço Globalizado o que acorre é o consumo e uso das idéias e produtos que circulam na mídia televisiva, jornalística e eletrônica e nos produtos que tornam a vida cada vez mais artificial , veloz e aumenta as disparidades entre pobres e ricos.
1-No texto 1-A globalização se fez necessária principalmente pela necessidade de:
(a)Expandir o conhecimento de um país para o outro com o objetivo de ajudar os países pobres .
(b)Novos mercados consumidores para os países desenvolvidos
(c )Interagir com pessoas de outros países e expandir a cultura para que não desapareça.

2-De acordo com o texto 2:Podemos relacionar o processo de tecnificação com:
(a)O desenvolvimento das telecomunicações altera o processo de produção e a circulação de mercadorias, reduz distâncias , globaliza idéias e intensifica desigualdades.
(b)O desenvolvimento da medicina que melhora a qualidade de vida das pessoas e aumenta a esperança de vida mundial.
(c )O desenvolvimento de redes de informação que não é eficaz no mundo inteiro ,pois exclui da globalização os países que ficam fora da área de alcance da internet por causa da geografia de difícil acesso(montanhas ,desertos,ilhas)

3-De acordo com os textos :são verdadeiras as afirmativas
(I)De acordo com o texto 2 a mídia influencia o consumo e aumenta a desigualdade social.
(II)De acordo com o texto 1 a globalização e uma inter relação entre os países que interliga economias,culturas e políticas
(III)De acordo com o texto 2 só os países ricos se beneficiam com a globalização.
(IV)Os dois textos tratam a globalização uma forma de excluir os países pobres da geração da economia.
(a)Apenas II e IV (b)Apenas I e II (c )Apenas I,II,e III (d) I.II.III e IV












4-O que os dois textos têm em comum?
(a)Os dois falam da invenção de meios de transporte.
(b)Os dois falam de avanços tecnológicos.
(c )Os dois falam de economizar energia.

5- Dos fenômenos naturais abaixo ,qual é mais intensificado pelo aquecimento global e aumento da evapotranspiração?
(a)Terremotos (c)Erupções vulcânicas (c) Tempestades tropicais

Leia os textos abaixo e responda as questões
Texto 1-AQUECIMENTO GLOBAL
O buraco na camada de ozônio sobre a Antártida aumentou em relação à 2004, invertendo uma tendência de queda. No período de maior intensidade, do fim de setembro a meados de outubro, o tamanho chegou a 24,3 milhões de quilômetros quadrados, quase três vezes a área do Brasil. Em 2004, a área desprovida de proteção aos raios ultravioleta atingiu 24 milhões de quilômetros quadrados. Os números foram divulgados pela Nasa, a agência espacial norte-americana.


Texto 2-CATÁSTROFES NATURAIS
2005 foi um ano recorde para os desastres naturais e meteorológicos, que mataram 350 mil pessoas nos
últimos 12 meses e provocaram prejuízos econômicos calculados em US$ 200 bilhões, conforme dados da
OMM - Organização Meteorológica Mundial.Além da tsunami que atingiu o sudeste asiático e do terremoto de 8 de outubro no Paquistão (com 70 mil mortes), 2005 foi o ano em que houve mais tempestades tropicais, contabilizando um total de 26, o que superou o recorde de 1933, em que ocorreram 23 tempestades.houve 14 furacões, o que também supera o recorde (12) registrado em 1969. O ano de 2005 também foi o segundo mais quente dos últimos anos.

Texto 3-PAÍSES QUEREM ENERGIAS LIMPAS, MAS COM CRESCIMENTO ECONÔMICO
Estados Unidos, Austrália, China, Índia, Japão e Coréia do Sul, reunidos nesta semana em Sydney para discutir alternativas ao Protocolo de Kyoto, criaram um fundo para o desenvolvimento de energias limpas. EUA e Austrália organizadores da reunião, se comprometeram a investir U$ 170 milhões em programas energéticos que respeitem o meio ambiente e sejam dirigidos a reduzir a poluição global.
Os seis países representam 45% da população mundial e são grandes responsáveis pelo agravamento do efeito estufa: Austrália é o segundo produtor de carvão do mundo e produz mais gás carbônico por habitante que qualquer outro país. Já os EUA, é o maior poluidor do planeta, respondendo por mais de 25% das emissões de dióxido de carbono (CO2).
6Sobre os textos acima são verdadeiras as afirmativas:
(I)EUA é o maior poluidor do planeta
(II)Os desastres naturais foram de maior intensidade em 2005
(III)O Buraco na camada de ozônio tem quase três vezes o tamanho do Brasil.
(IV)Os três textos falam sobre o meio ambiente.
(a)Apenas II e IV (b)Apenas I e II (c )Apenas I,II,e III (d)I,II,III e IV
7-A ONG Viva Rio junta com o Terceiro Setor brasileiro atua no estado do Rio de Janeiro e surgiu na Campanha contra a fome, em 1992. Intensificou sua campanha de mobilização social organizando projetos voltados para as comunidades de baixa renda, direcionados para a segurança e direitos humanos. A ONG Viva Rio desenvolveu parcerias com instituições locais construindo uma ampla rede solidária com 668 parcerias locais, entre associações de moradores, ONGs, sindicatos e cooperativas, batalhões militares, rádios comunitárias, igrejas e presídios. Esta ONG desenvolve projetos de educação, comunicação, desenvolvimento comunitário, segurança, direitos humanos, esporte, voluntariado e meio ambiente.
-A ONG Viva Rio faz parte de uma rede chamada de:
(a)Rede Solidária (b)Rede Telemática (c ) Rede de cidades.

8-Faça uma definição dos conceitos abaixo 0,5=2,5
(1) Aquecimento global -Efeito estufa



(2) O Protocolo de Kyoto




(3) Desenvolvimento sustentável




(4) Agenda 21




(5) ECO 92






Nenhum comentário:

Postar um comentário