CONTEÚDO A SER TRABALHADO NO 6º ANO
1º BIMESTRE
Temas complementares:
• Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras.
• A qualidade de vida e o crescimento populacional.
• Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades.
• O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países.
Complementar I. Região e regionalização
DESCRITORES
D82 - Identificar no planisfério os paralelos e os meridianos ou hemisférios.
D83 - Identificar no mapa, dadas as coordenadas geográficas de um lugar, a sua localização.
D84 - Determinar as coordenadas geográficas de um determinado lugar, observando um mapa.
D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo.
D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às
transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização.
CONTEÚDOS
1. As mudanças ocorridas na produção do espaço urbano do lazer em diferentes escalas e tempos(produção do espaço urbano do lazer).
2. As relações de poder implícitas na produção do espaço urbano, em especial no tocante ao lazer.
3. As noções de território e territorialidade em situações que produzem a qualidade de vida na cidade: os territórios de poder, os territórios das instituições, os territórios públicos, os territórios fora da lei.
4. Os processos de preservação e depredação do território expressos na paisagem: os territórios das Igrejas, a ciclovia como território do lazer, as Vias Públicas(em algumas cidades em certos horários fechadas) para a caminhada.
-paisagem urbana as territorialidades construídas em diferentes temporalidades no centro das metrópoles como as gangues, mendigos, crianças de rua e outros sujeitos excluídos do processo de produção.
-territórios urbanos preservados e os depredados,
- papel das políticas públicas na revitalização ou abandono.
- pichações, mendicância, violência do trânsito, comércio informal (classes sociais excluídas).
2º BIMESTRE
Temas complementares:
• Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras.
• A qualidade de vida e o crescimento populacional.
• Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades.
• O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países.
DESCRITORES
D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo.
D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização.
D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização.
D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana.
D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformações
provocadas pelo crescimento das cidades.
CONTEÚDOS
•Os movimentos sociais que se manifestam em cotidianos urbanos: ligados à moradia, a identidades étnicas e de gênero ou movimentos relacionados a reivindicações básicas para a conquista da cidadania.
•A paisagem urbana e rural: quais seriam as características da cultura e do trabalho como identidade de um lugar e direitos à cidadania: aspectos de cada região, de diferentes povos.
• Os avanços dos direitos sociais no Brasil e no mundo.
•países com qualidade de vida diferente e pessoas com cotidianos diferentes e desiguais que se manifestam nas cidades e na vida rural;
•noções de trabalho, emprego e desemprego;
•noções de público e privado;
•diferenças sociais e econômicas nas formas de moradia, nos diferentes bairros, cidades, países.
3º BIMESTRE
Temas complementares:
• Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras.
• A qualidade de vida e o crescimento populacional.
• Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades.
• O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países.
Complementar III. Patrimônio e ambiente
HABILIDADES
- Identificar no espaço urbano as construções patrimoniais, explicando seu valor cultural associado à preservação.
-Analisar os impactos ambientais produzidos pela relação sociedade e natureza nos cotidianos urbanos.
- Analisar os impactos advindos das transformações no uso do patrimônio, propondo soluções para os problemas ambientais urbanos.
DESCRITORES
D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia.
D16 - Compreender o processo de metropolização no Brasil e no mundo.
D18 - Associar o problema do emprego e da expansão da economia informal às
transformações da cidade provocadas pelo processo de industrialização.
D19 - Associar o problema da moradia com as transformações da cidade provocadas peloprocesso de industrialização.
D20 - Associar o problema da violência urbana com as transformações da vida urbana.
D21 - Associar o problema da ocupação das áreas de risco com as transformaçõesprovocadas pelo crescimento das cidades.
CONTEÚDOS
- Fenômenos urbanos
- guetos.
- manifestações populares
- trabalho e a falta de trabalho, o emprego e o desemprego,
- economia informal,
4º BIMESTRE
Temas complementares
• Mudanças nas relações sociais do trabalho no campo e nas cidades mineiras.
• A qualidade de vida e o crescimento populacional.
• Os bastidores da vida urbana: os grupos sociais segregados criando novas terrritorialidades.
• O poder das redes ilegais no cotidiano de diferentes países.
Complementar IV. Espacialidade
HABILIDADES
- Comparar fotos de ruas, avenidas e praças, identificando as permanências e mudanças expressas na espacialidade.
- Identificar os arranjos espaciais que se manifestam em cotidianos urbanos sabendo categorizá-los e interpretá-los.
DESCRITORES
D13 - Reconhecer as transformações provocadas na cidade pelo processo de industrialização, através de charge, ou poesias.
D59 - Reconhecer a necessidade de preservação da biodiversidade da Amazônia.
D54 - Comparar, observando o planisfério, as principais áreas de reserva e produção de
petróleo, cobre, ferro, manganês, carvão, bauxita e cassiterita.
D55 - Comparar os processos de produção de energia da termelétrica e da hidrelétrica.
D56 - Identificar os países, a partir de gráficos, quanto à utilização das diversas fontes de
energia.
D57 - Analisar as condições ambientais necessárias para a construção de hidrelétrica.
D58 - Reconhecer os riscos ambientais das usinas nucleares ou das usinas hidrelétricas
CONTEÚDOS
•O etnoconhecimento e a etnodiversidade do povo brasileiro: importância dos saberes e fazeres - Patrimônio humano, artístico e científico brasileiro (biomas brasileiros). - Povos indígenas, seringueiros, quilombolas, quebradeiras de coco, ribeirinhos e extrativistas.
• Políticas públicas nacionais de combate à pobreza e busca do desenvolvimento sustentado: avaliação do Programa Fome Zero em escala local e análise do Programa Biodiesel como alternativa sustentável de fonte de energia.
• Medidas de conservação dos ambientes naturais (reservas extrativistas).
- Manejo sustentável dos recursos florestais amazônicos e o Programa Nacional da Biodiversidade e a biopirataria
- Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
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