quarta-feira, 9 de maio de 2012

PROVAS DE 6 A 9 ANOS DE GEOGRAFIA

NOME______________________________________________________ nº _______ turma _______
1. Sobre os chamados "blocos econômicos", é correto afirmar:
(__) São acordos de comércio internacional instituídos para conter o processo de globalização, já que consistem na imposição de barreiras à importação de produtos provenientes de países externos aos blocos.
(__) Os blocos econômicos foram instituídos para substituir a antiga divisão do mundo em países desenvolvidos, subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
(__) Um desses blocos, o Mercosul, constitui a experiência mais avançada de integração econômica entre países, pois apoia-se não somente na liberalização comercial, mas também no sentimento de identidade cultural latino-americana.
(__) São acordos instituídos para ampliar a competitividade dos países-membros na economia mundial, por meio da integração de seus mercados e da expansão de suas empresas dentro desses mercados supranacionais.
(__) A discussão dos acordos de integração regional começou quando da assinatura dos tratados de paz que encerraram a Primeira Guerra Mundial, foi interrompida com a eclosão da Segunda Guerra e retomada a partir de 1960. (1,0)

2- Mercosul, NAFTA, União Europeia são os exemplos mais conhecidos de blocos econômicos ou organizações internacionais definidas por um processo de integração econômica. Para que o processo se concretize, a teoria do comércio internacional define quatro situações clássicas de integração econômica. São elas: (1,0)
( ) União Aduaneira, Mercado Comum, polos de atração de investimentos do mundo e Zona de Preferências Tarifárias.
(__) Zona de Livre Comércio, potencial agrícola, investimentos na área de infraestrutura física e União Aduaneira.
(__) União Econômica e Monetária, Zona de Preferências Tarifárias, Zona de Livre Comércio, investimentos na área de infraestrutura física.
(__) Zona de Preferências Tarifárias, Zona de Livre Comércio, União Aduaneira e polos de atração de investimentos do mundo.
(__) Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica e Monetária.

3. O mapa a seguir representa um bloco econômico regional. Em sua formação original, o bloco era formado por quatro países, tendo o quinto aderido em julho de 2006. Qual o nome desse bloco econômico? (1,0)
( ) NAFTA ( ) Pacto Andino ( ) Mercosul ( ) ALCA

4. ("(...) A etapa crucial dessa revolução (da informação) foi ultrapassada a partir da configuração de uma autopista global da informação: a Internet. A rede nasceu nos Estados Unidos, no longínquo ano de 1969 (...). A internacionalização da rede e a incorporação de centenas de milhões de usuários através do planeta têm sérias implicações culturais e econômicas".
As afirmativas abaixo estão relacionadas aos fluxos internacionais de informação. (1,0)
I - O uso preponderante da língua inglesa na rede solidifica-a como o idioma da globalização.
II - A realização de transações comerciais na rede leva à mundialização de padrões de consumo.
III - O acesso à informação em tempo real reduziu o espaço mundial a um espaço virtual.
IV - A velocidade da informação é o único benefício apresentado pela Internet para a globalização.
Assinale a alternativa que contempla a combinação correta.
( ) Somente I, II e IV estão corretas. ( ) I, II e III estão corretas.
( ) I, III e IV estão corretas.
( ) II, III e IV estão corretas. ( ) Todas as afirmativas estão corretas

5. Observe a figura a seguir. Estas marcas estão cada vez mais presentes na vida das cidades. Elas representam: (1,0)
( ) a expansão do agronegócio.
( ) o poderio da robótica.
( ) a vulgarização da internet.
( ) o fortalecimento do mercado interno.
( ) a mundialização do capital.

6. Devido ao processo de globalização da economia, será possível afirmar que as empresas transnacionais (1,0)
(__) investem apenas em países que praticam baixas taxas de juros, aproveitando facilidades na obtenção de crédito.
(__) investem apenas em países que oferecem um mercado consumidor expressivo, já que a produção destina-se ao mercado interno.
(__) dispõem de grande mobilidade territorial, sendo que seus investimentos restringem-se a países que integram blocos econômicos comerciais.
(__) investem em países aliados aos Estados Unidos, por determinação do Conselho de Segurança da ONU.
(__) dispõem de grande mobilidade territorial, sendo que seus investimentos migram para países que oferecem vantagens fiscais.

7..o que pensaria "Emília" hoje da globalização? Não se sabe, mas a forma de pensar do geógrafo Milton Santos é: "A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista." Sobre esta afirmação pode-se observar que a globalização
(__) é eminentemente um fato político, pois implica no fortalecimento dos Estados nacionais, verdadeiros controladores das transnacionais.
( ) tornou-se um fenômeno mundial, dentre outros motivos, graças ao avanço dos sistemas de informação.
(__) foi, inicialmente, capaz de excluir parte da população mundial mas, hoje, a beneficia com os avanços da ciência.
(__) reduziu a concentração de poderes das grandes potências, uma vez que pulverizou a posse e o comando do capital.
( ) ampliou a participação dos países mais pobres no comércio mundial, possibilitando a esses investir em novas tecnologias. (1,0)



8-Com o auxílio do gráfico e de seus conhecimentos, pode-se inferir:
(__) O desemprego estrutural decorre do atual sistema produtivo que prioriza a tecnologia em vez da mão de obra.
(__) A economia competitiva de hoje impõe a necessidade de um aumento contínuo da produtividade, com maior número de pessoas empregadas.
(__) O crescimento industrial significa geração de emprego no atual mundo do trabalho.
(__) A indústria privilegia o emprego da mão de obra barata e sem qualificação, em detrimento da capacidade e da produtividade dos trabalhadores.
(__) Modernização tecnológica, trabalho qualificado e desemprego deixam de ser decorrência da atual forma de composição do sistema produtivo da indústria. (1,0)
9. Uma das maiores transnacionais brasileiras e uma das maiores mineradoras do mundo, o grupo empresarial da Vale é composto por, pelo menos, 27 empresas coligadas, controladas ou joint ventures, distribuídas em mais de 30 países, como Brasil, Angola, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Indonésia, Moçambique, Nova Caledônia e Peru, onde desenvolve atividades de prospecção e pesquisa mineral, mineração, operações industriais e logística. A partir da observação do mapa, da leitura do texto e de seus conhecimentos geográficos, pode-se afirmar que: (1,0)
( ) a Vale atua em todos os continentes, com exceção da Antártida.
(__) a Vale é uma empresa de capital exclusivamente brasileiro.
(__) por sua origem brasileira, a Vale evita atuações que super explorem a mão de obra.
(__) o continente com o maior número de empreendimentos da empresa é a Oceania.
(__) a base principal das operações da Vale é o enriquecimento de urânio, em parceria com o Irã.

10-A figura apresenta diferentes limites para a Europa, o que significa que existem divergências com relação ao que se considera como território europeu. De acordo com a figura, (1,0)
( )a visão geopolítica recente é a mais restritiva, com um número diminuto de países integrando a União Europeia.
( )a delimitação da Europa na visão clássica, separando-a da Ásia, tem como referência critérios naturais, ou seja, os Monteis Urais.
( )a visão geopolítica dos tempos da Guerra Fria sobre os limites territoriais da Europa supõe o limite entre civilizações desenvolvidas e subdesenvolvidas.
( )a visão geopolítica recente incorpora elementos da religião dos países indicados.
( )a representação mais ampla a respeito das fronteiras da Europa, que engloba a Rússia chegando ao oceano Pacífico, descaracteriza a uniformidade cultural, econômica e ambiental encontrada na visão clássica.

11- Sobre o continente europeu escreva uma forma de relevo (nome de um planalto ou planície) um tipo de clima e uma formação vegetal RELACIONADO-OS. (0,6=1,8)
-Relevo
-Clima
-vegetação
12- As charges abaixo estão relacionadas a um problema ambiental e sua consequência. Identifique-o e escreva sobre tal consequência. (0,6=1,2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário